Neste fim-de-semana, em turnê nacional, chega em Goiânia, a Cia Voar Teatro de Bonecos
Espetáculo " Tramoias para enganar a morte " chega em Goiânia
Em circulação nacional, a Voar Teatro de Bonecos (DF) vai apresentar gratuitamente, na Oficina Cultural Gepetto, protagonistas anciãos que tentam se livrar do julgamento final.
Divertidos personagens tentando ganhar mais tempo de vida. Com muita música e histórias extraídas de contos populares, "Tramoias Para Enganar a Morte", que compõe a circulação nacional da Cia Voar Teatro de Bonecos (DF) será apresentado na Oficina Cultural Geppetto (Rua 1013, Quadra 39, Lote 11, 467 - St. Pedro Ludovico), neste sábado, 10 de agosto (às 17h e 19h) e domingo, 11 de agosto (às 17h). Gratuito, livre para todos públicos, com audiodescrição e intérprete de Libras. O projeto Circulação do Repertório Voar Teatro de Bonecos é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF). Informações e programação no Instagram @voarteatrodeboneco
A diretora de produção, Mariana Fernandes, afirma que a Companhia está muito satisfeita em se apresentar para os goianienses e diz que além do bom humor, a música embala o espetáculo.
"A beleza do canto e das melodias envolve a plateia de todas as idades, sem contar que há muita interação com a plateia", diz Mariana, que também é a presidente da Voar.
Ela também explica que essa circulação leva espetáculos criados ao longo de 21 anos de trajetória do grupo para quatro estados diferentes do Brasil e pretende trocar experiências com grupos locais, bem como contribuir com o surgimento de novos grupos teatrais na cidade.
"Este projeto visa estimular a produção, a fruição e a difusão das obras artísticas da Cia, especialmente democratizar o acesso ao teatro de bonecos nas localidades atendidas por meio de entrada gratuita. Já estivemos em Barra do Garças (MT) e Belo Horizonte (MG). Depois de Goiânia seguiremos para Bom Jesus da Lapa(BA)", pontua a produtora cultural.
Tramoias para enganar a morte" - sinopse - O espetáculo trata de forma bem-humorada um assunto que geralmente não se fala com as crianças: a morte. A dramaturgia recorre aos contos populares, que apresentam várias versões de personagens com artifícios criativos para enganar a morte e ganhar alguns anos de vida a mais ou até a imortalidade. O divino, o fantástico e a astúcia sempre estão presentes na narrativa. Os protagonistas geralmente são anciãos que utilizam o conhecimento e a experiência para se livrar do julgamento final. É um trabalho criado para ser levado à rua, utilizando uma estrutura de encenação simplificada com triciclos que fazem alusão às carroças e a linguagem popular da commèdia dell'arte.
Voar Arte para Infância e Juventude- Sediada no Gama (DF), teve sua fundação em 2003, e em 2012 com nove anos de trabalho, conseguiu conquistar a honra de ter se apresentado em todos os estados brasileiros, uma meta atingida através de participações em importantes festivais e projetos de circulação. O grupo foi convidado para se apresentar na Espanha, México e Chile, recebeu prêmios de melhor espetáculo infantil pelo júri popular no festival de teatro de Americana SP, melhor direção e ator no festival de teatro de Guaçuí ES, sempre julgado por profissionais de notório saber. Possui mais de 5 espetáculos em repertório. Desde sua fundação o grupo desenvolve montagens de histórias a partir da cultura popular brasileira e outras inspirações que enriquecem seus trabalhos.Os espetáculos pautados para apresentações neste projeto -"Os meninos verdes"; "João e o pé de feijão"; "Adivinha Adivinhão" e "Tramoias para enganar a morte"- fazem parte desta rica trajetória, garantindo a oferta de trabalho de qualidade nas cidades.
Postar um comentário
Agradecemos pelo seu comentário! Sua contribuição, sejam críticas ou elogios, são extremamente importantes para nos ajudar a melhorar ainda mais a os nossos serviços!